Impedir que algumas doenças infecciosas sejam transportadas por turistas de um país a outro é uma forma de controlar sua disseminação. Para não se contaminar nem ser barrado na chegada ao destino, é preciso verificar as exigências de vacina antes do embarque.
Como as regras variam de país para país e surtos inesperados podem alterar as exigências do local, o mais indicado é acessar o site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Lá, você encontra todas as informações atualizadas e pode pesquisar por país ou região.
Independente do seu destino, a Anvisa recomenda que o viajante esteja sempre em dia com as seguintes vacinas:
- Febre amarela
- Tétano
- Difteria
- Hepatites A e B
- Tríplice Viral (que protege contra Sarampo, Caxumba e da Rubéola)
- Antirrábica (protege contra a raiva eventualmente transmitida em mordida de cachorros, ratos e morcegos)
IMPORTANTE – Se a sua viagem for para o exterior, não esqueça do Certificado Internacional de Vacinação da Anvisa. O comprovante simples de vacinação ou a Carteira Nacional de Vacinação não são válidos fora do território nacional.
Quanto tempo antes da viagem devo me vacinar?
As regras mudam para cada país, mas a recomendação da Anvisa é que qualquer vacinação seja realizada preferencialmente de seis a oito semanas antes da viagem e, no máximo, 4 semanas antes.
No caso da vacina contra a febre amarela, é preciso se imunizar pelo menos dez dias antes da data da viagem. Companhias aéreas cujos voos se destinam a países que exigem comprovante de vacinação podem impedir o embarque do viajante cuja imunização não esteja dentro do prazo.