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Business Strategy

Como viagens de negócio estratégicas podem ser valiosas para a empresa

É evidente que empresas estão sempre tendo que lidar com orçamentos e que, em geral, os gastos precisam ser muito bem pensados e determinados dentro das condições que a própria empresa possui. Do contrário, os riscos podem ser maiores do que as vantagens. No entanto, evitar realizar viagens de negócio estratégicas por medo dos gastos também pode ser ruim para os negócios.

Quando bem planejadas, essas viagens trazem possibilidades reais de fechar novos negócios, de oferecer capacitação adequada para a equipe, a chance de identificar outros mercados a se considerar no planejamento da organização e até mesmo a possibilidade de unir ainda mais o time e de construir um senso de unidade e de lealdade entre os colaboradores.

Ainda tem receio de investir em viagens de negócio estratégicas? A seguir, explicamos melhor como esse investimento pode trazer grandes vantagens para a empresa.

Aumentar o networking da empresa

Encontros de negócio, congressos da área, feiras e demonstração de produtos podem ser essenciais para construir e fortalecer o networking da empresa. Nesses ambientes, você não encontra apenas profissionais do seu segmento, mas fornecedores e gestores de empresas interessados em trocar ideias e estabelecer relacionamento.

Muitos bons negócios são formados em conversas informais e, não raramente, são essas conversas que fazem com que a sua empresa não saia da cabeça das pessoas.

Conhecer melhor outros mercados

Muitos negócios ficam prejudicados pela falta de visão dos gerentes e dos colaboradores sobre o mercado e, sobretudo, pela falta de visão sobre a possibilidade de encontrar novos com os quais atuar.

Conhecer novas opções pode ajudar a pensar em inovação para os produtos e serviços que a empresa já oferece e, sobretudo, a repensar estratégias de marketing que não têm funcionado bem em determinadas regiões.

Pode ajudar, também, a identificar quais são os próximos passos da organização, se será preciso repensar a operação e o modo como tem se comunicado com os clientes.

Fazer benchmarking com outras empresas

Benchmarking é uma forma de conhecer os concorrentes ou mesmo empresas que atuam em áreas diferentes da sua, mas que, de alguma forma, inspiram os seus negócios a tomar rumos parecidos.

Que tal agendar uma visita e conhecer melhor os processos aplicados por essas empresas? Não significa, é claro, que você vai copiá-los, mas sim refletir sobre o que pode melhorar dentro da realidade do seu negócio usando o deles como base.

Treinamento e capacitação de funcionários

Muitas vezes, aquele curso que falta para a sua equipe está em outra cidade e, portanto, vale a pena descolá-los até lá para que tenham o treinamento e a capacitação necessária para o seu desenvolvimento.

Vale mais a pena pagar uma vez só para que realizem um treinamento de alta performance do que pagar por algo que tem menor custo, mas que não vai gerar grande impacto e sequer vai trazer retorno para a organização. Além do mais, é uma excelente forma de premiar os melhores funcionários.

Uma das dúvidas que os gestores de empresas têm, ao organizar viagens de negócios estratégicas, é como fazer o reembolso sem lesar o funcionário e sem prejudicar os negócios. Para evitar problemas com as finanças, confira 5 dicas para organizar o reembolso de despesas de viagem.