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Como mensurar os resultados de um evento

Por 10 de março de 2020 Sem comentários

Medir os resultados de um evento é fundamental para o seu sucesso. Garante sua continuidade e serve como histórico para que se possa evoluir a cada edição. Além disso, dá credibilidade pois mostra a participantes e patrocinadores sua preocupação com a qualidade. 

Um dos pontos principais que devem ser analisados é a satisfação dos participantes. Já é uma prática mais do que comum solicitar que, ao final de um evento, os participantes preencham algum formulário ou pesquisa de satisfação.

E, claro, os resultados comerciais também são ótimos indicativos. Vendas diretas de produto ou serviço, oportunidades de vendas, exposição do produto/serviço, entre outros. Para medir o desempenho dessas ações, são necessários indicadores de performance antes e depois do evento para serem avaliados e comparados os resultados. 

IMPORTANTE – Ferramentas de análise como o Google Analytics criaram um mundo de possibilidades, permitindo que você monitore do pré ao pós-evento. Pode ser uma grande aliada na hora de mensurar esses resultados. 

Ações Institucionais

Ações institucionais estão relacionadas à percepção da marca. Elas geralmente não são percebidas por meio de números e dados estatísticos, e sim em depoimentos e testemunhais dos participantes, fornecedores e parceiros do evento. 

Posicionamento da marca, relacionamento com canais de distribuição e impactos de longo prazo da marca associada ao evento são alguns dos objetivos que podem ser alcançados. Por isso, é importante não se prender apenas aos números. 

Muitas vezes um público abaixo do esperado pode ser percebido como um resultado ruim. Porém, se for um público qualificado, realmente interessado na empresa e que estreitou seu relacionamento com a marca por meio do evento, podemos considerá-lo um grande sucesso.