Noticias Turismo

Final de ano aquece mercado do Turismo

Por 6 de janeiro de 2020 Sem comentários

Apesar da alta do dólar e dos preços mais elevados nesta época do ano, o mercado do Turismo está otimista com relação ao período de festas. Deveremos ter um crescimento de 5% a 8% em 2019/20.

Em 23 de dezembro, tivemos mais de 500 mil passageiros nos aeroportos do Brasil. E agora no início de janeiro esse número deve ser ainda maior. A projeção para os primeiros dias de 2020 era de meio milhão de pessoas circulando pelos principais terminais do país. A oferta de assentos em voos nacionais crescerá 4,6% sobre o mesmo período do ano passado, estima o governo.

O que vem acontecendo bastante nesta época do ano são mudanças de planos. Alguns clientes que queriam fechar um pacote de aéreo e hotel acabam decidindo, de última hora, fazer um cruzeiro, porque estava com uma tarifa mais econômica, por exemplo.

Viagens nacionais

Uma mudança constatada em 2019 foi uma procura maior por destinos nacionais, se comparado ao ano anterior. Considerando as compras realizadas de 1 de junho a 30 de novembro, com datas para embarques e retornos compreendidas entre 20 de dezembro e 10 de janeiro, os destinos nacionais tiveram grande procura. Os principais foram São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Florianópolis, Porto Seguro e Jericoacoara.

Segundo pesquisa realizada pela Almundo – empresa de tecnologia para viagens e agência omnichannel, as viagens para Europa representaram 50% das compras dos viajantes brasileiros em 2018, caindo para 40% em 2019. Já para o Caribe, 2018 registrou 20%, enquanto em 2019 não houve procura.

Já no mercado interno, a região Sudeste registrou 20% em 2018 e 30%, em 2019, com São Paulo e Rio de Janeiro liderando o ranking nos dois anos. Em terceiro lugar, o Sul do País com 10% e 20% de procura respectivamente.