Consciência do Turista

Dicas para um turismo mais sustentável

Por 19 de dezembro de 2019 Sem comentários

O impacto do turismo no meio ambiente já uma realidade em todo o mundo. Ele é responsável por 8% das emissões atuais de gases de efeito estufa, segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Sydney. Por isso, uma das tendências no nosso mercado é o chamado “Turismo Sustentável”. Ou seja, algumas práticas simples para que os viajantes possam ajudar a minimizar os danos causados pelo turismo. Confira!

Transporte

Dependendo de como você escolhe se locomover durante suas viagens, a taxa de emissão de carbono pode ser maior do que você emitiu no resto do ano inteiro. Para escolher o meio de transporte menos impactante, é preciso levar em consideração o número de pessoas no seu grupo e a distância percorrida na viagem. 

Em geral, voar de primeira classe é a forma mais poluente de viajar, já que aviões emitem uma quantidade absurda de gás carbônico e você vai dividir essa cota com poucas pessoas. A forma mais verde, por outro lado, é viajar  de ônibus. Em 100% das situações em que utilizar esse meio de transporte for possível, essa é a melhor escolha. 

Comércio local

Nem sempre é possível, mas prefira estabelecimentos que possuem práticas sustentáveis em suas atividades. Escolha restaurantes que utilizam ingredientes orgânicos e hotéis que possuem uso racional de energia elétrica, por exemplo.

Com pequenas atitudes como essas podemos fazer a diferença no planeta. Faça a sua parte você também!